Cia dos Anjos

Pagina Inicial



Como surgiu o Programa Cia dos Anjos

O Programa Cia dos Anjos foi criado a partir de uma necessidade identificada pelo Projeto CASA DA CRIANÇA. O Projeto, que surgiu para possibilitar a reforma arquitetônica de espaços voltados ao atendimento a crianças e adolescentes, trouxe uma melhora na qualidade de vida de todos os envolvidos com a unidade beneficiada. No entanto, em avaliações posteriores à entrega desses espaços, percebeu-se que era preciso fortalecer o atendimento e a manutenção das unidades após a reforma.


Foi assim que o Projeto CASA DA CRIANÇA começou a elaborar o Programa Cia dos Anjos. O objetivo do programa era justamente contribuir para a manutenção dos espaços reformados, garantindo a qualidade no atendimento às crianças e adolescentes e possibilitando a oferta de atividades nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, arte e cultura.


O Programa atinge a sociedade basicamente de duas formas:
- Direta: voltada para crianças, adolescentes e funcionários, através do treinamento e acompanhamento permanentes.
- Indireta: como consequência do atendimento direto, procurando atingir a vida das famílias dos beneficiados pelo programa, das unidades que ainda estão preparadas e a sociedade como um todo.

Mobilizando parceiro

Assim como o Projeto CASA DA CRIANÇA, o Programa Cia dos Anjos teve seu início no abrigo público pernambucano Casa de Carolina. O desejo era tornar vivos os espaços reformados, com atividades nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, arte e cultura. O Ária Social, vinculado ao Ária Espaço de Dança e Arte, e o ELC, escola de idiomas, foram os parceiros pioneiros, oferecendo aulas de balé e inglês, respectivamente, às crianças da Casa de Carolina.


Logo em seguida, em 2000, o programa passou a contar com o Colégio Madre de Deus, que desenvolveu um trabalho de orientação pedagógica com a equipe do abrigo. Essas parcerias deram bons frutos. Com pouco tempo de atuação, já pode ser percebida uma melhora na autoestima e no desempenho escolar dos abrigados.


Desde então, o Projeto começou a orientar as equipes das unidades reformadas para fidelizar os parceiros com a finalidade de complementar e promover novas atividades nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, arte e cultura. Assim ia se formando a rede de voluntários do Programa Cia. dos Anjos.


Objetivo geral

A principal proposta do Programa Cia dos Anjos é estabelecer uma rede entre as unidades das diferentes regiões do País, para que a troca de informações e experiências positivas sejam capazes de fortalecer o programa e, assim, atingir cada vez mais os futuros cidadãos brasileiros. Dentro dessa ideia, foi criada uma rede de franqueados sociais, na qual se aplicou a metodologia desenvolvida após os estudos de base que resultaram no "Manual Cia Dos Anjos – Mobilização de Parcerias".


Essa metodologia promove uma maior integração e motivação das equipes de cada unidade, formando uma nova visão da sociedade focada nos direitos e deveres ao atendimento de qualidade. O Manual busca ainda influenciar as políticas públicas nos diferentes estados e formar unidades modelos que venham gerar uma alteração nas equipes que compõem o Projeto. Tudo isso deve gerar uma mudança significativa em dezenas de instituições, beneficiando milhares de crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos.


Atividades

  • Capacitação de todas as equipes das unidades beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA em território nacional, para a integração de parcerias que auxiliem a manutenção física e os serviços de atendimento às crianças e adolescentes, através da mobilização da sociedade. O acompanhamento será realizado pelo Programa Cia dos Anjos de cada cidade, que acompanhará as ações empreendidas;
  • Treinamento e acompanhamento das unidades beneficiadas pelo Projeto CASA DA CRIANÇA. Em Recife, a ação contemplará as unidades do Norte/Nordeste, enquanto em São Paulo, a ação beneficiará as equipes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste;
  • Mobilização de parcerias;
  • Assessoramento às instituições;
  • Avaliação dos resultados e progressos de cada unidade, que constará em relatório individual para as equipes;
  • Encontro dos representantes de todas as unidades do projeto das diferentes regiões do País, em convenção nacional, quando serão eleitas as unidades modelos;
  • Realização de seminários, nas cidades das unidades modelos, que disseminarão as propostas do programa.

Alguns parceiros do Programa Cia dos Anjos:

Colégio Motivo

Dall-Mar

EY

FAFIRE

Faculdade Guararapes

Frutaria

Opus Promoções

Pro Quality

Odontoclínica da
Aeronáutica do Recife

Home Center
Ferreira Costa

Universidade
de Pernambuco



Instituições beneficiadas pelo Programa Cia dos Anjos

PERNAMBUCO
Abrigo Casa da Madalena
Abrigo Casa da Vovó Geralda
Abrigo Rejane Marques
Ária Social
Associação de Jangadeiros de Maracaípe
Casa da Esperança
Creche Lar de Clara
Creche Lar dos Pequeninos de Jesus
Creche Lar Esperança
Famílias da Escola de Maracaípe
Fundação Terra - Arcoverde
Instituições em Garanhuns
Núcleo Social Nassau - Goiana
Orquestra Criança Cidadã
SOS Mão Criança

ALAGOAS
APALA
CREN

SERGIPE
Abrigo Sorriso

CEARÁ
Lar Amigos de Jesus

MATO GROSSO
Hospital do Câncer de Mato Grosso

Projeto Casa da Criança | R. Dr. Raul Lafayette, 191 - sl.703 | Boa Viagem – Recife/PE | Tel: [81] 3467-9968