Q'Alegria

Pagina Inicial

Uma utopia: "Idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer tipo de coisa, numa visão fantasiosa. O utopismo é um modo nao só absurdamente otimista, mas também irreal, de ver as coisas como gostaríamos que elas fossem".


Uma fusão de Doutores: do mestre Doutor Oncologista que age para a cura; dos Doutores utópicos, arquitetos que pensam a forma, a cor, o lúdico; dos Doutores da fábula, contadores de estórias; dos Doutores da Alegria que levam a fantasia; das Doutoras mães, as mais profundas lições!



Com esta inspiração, o escritório de arquitetura Marcelo Souza Leão & Chalaça arquitetos associados, constituído pelos fundadores do Projeto CASA DA CRIANÇA, os arquitetos Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça, criou uma nova metodologia social, cedida ao CASA DA CRIANÇA, visando a disseminação deste conceito em território nacional. Uma ação inovadora que proporciona uma melhor qualidade no tratamento do câncer infantojuvenil. Um novo espaço destinado as quimioterapias do Brasil, uma nova nomenclatura: Q'ALEGRIA.


A letra "Q"

Compreendendo a difícil tarefa para os médicos oncologistas em substituir repentinamente a denominação do ambiente de "quimioterapia", foi pensado algo que tornasse implícito: a letra "Q". Para as crianças e para os adolescentes, que criam tantas abreviações no atual mundo da internet, a letra "Q" traduzirá apenas a palavra "QUE".

Alegria

Uma atenção absoluta ao momento da criança e do adolescente receber a quimioterapia, uma possibilidade de gerar momentos de alegria, traduzido num ambiente que permite, através do físico com uma arquitetura lúdica, atingir o emocional. Através do entretenimento, proporcionar a ALEGRIA.

O Conceito do espaço Q'ALEGRIA vai desde a adequaçao da nova nomenclatura ao projeto arquitetônico levando ludicidade ao espaço, até a proposta de entretenimento que engloba: a audição, a visão e o tato. Sabendo das diferentes sequelas, muitas vezes inevitáveis e adquiridas durante o tratamento, que levam a perda de algumas funções, o Q'ALEGRIA atua com ampla abrangencia, atendendo ao máximo com entretenimento, desta forma: música, filmes, jogos eletrônicos, Internet, livro que possibilita leitura em braile, desenho. Além do entretenimento, há a cromoterapia, tendo um uso personalizado em todos os exemplos citados.


A metodologia do Q'ALEGRIA consiste na fusao do desenvolvimento do projeto, respeitando as exigencias técnicas fundamentais aos espaços hospitalares (ANVISA), as necessidades dos médicos em manter as crianças por horas consecutivas em suas poltronas para receber o tratamento e o bem estar da criança ou adolescente. Visionamos: com o máximo de entretenimento fazer deste momento, utopicamente, um momento de alegria.


O equipamento é composto por:

  • Mesa flex, com regulagem de extensao para suporte de Laptop, livros, papeis para desenhos e afins;
  • Suporte frontal de TV para acesso a canais televisivos e uso de jogos eletrônicos;
  • Suporte lateral para equipamentos de DVD e/ou jogos eletrônicos, controles, fone de ouvido e afins;
  • Suporte superior para pontos de iluminaçao em LED, possibilitando o uso de diferentes cores para a cromoterapia.

A disseminação desta metodologia em território nacional deu-se através da parceria com a Pizza Hut Ceará e Paraíba, na qual os clientes podem contribuir doando R$1,00 na sua conta e a Pizza Hut contribui com mais R$ 0,20 a cada doação.


Assim, em dezembro de 2010 foi inaugurado o primeiro Q’Alegria do Brasil, em João Pessoa-Pb no Hospital Napoleão Laureano. A partir deste momento começou a disseminação desta tecnologia que está transformando o tratamento. Em todos os espaços Q’ Alegria inaugurados, a Pizza Hut-CE e PB mantém custeio para monitoramento permanente através de diagnósticos dos resultados a ser realizado por equipe do Projeto CASA DA CRIANÇA objetivando garantir a qualidade na manutenção dos equipamentos, na assistência oferecida e gratuidade aos usuários.


Conheça os espaços Q'Alegria já inaugurados:

:: Ala de Oncologia Pediátrica do Hospital Napoleão Laureano - João Pessoa/PB - 2010
:: Instituto do Câncer do Ceará - Fortaleza/CE - 2011
:: Hospital de Câncer de Mato Grosso - Cuiabá/MT - 2012
:: IMIP (Quimioterapia) - Recife/PE - 2012
:: Hospital do Açúcar de Alagoas - Maceió/AL - 2013
:: Hospital São Marcos - Teresina/PI - 2014
:: IMIP (Hemodiálise Pediátrica) - Recife/PE - 2016

Veja as matérias jornalisticas veiculadas na imprensa:

:: Ala de Oncologia Pediátrica do Hospital Napoleão Laureano - João Pessoa/PB - 2010
:: Instituto do Câncer do Ceará - Fortaleza/CE - 2011
:: IMIP (Quimioterapia) - Recife/PE - 2012
:: Hospital do Açúcar de Alagoas - Maceió/AL - 2013
:: Hospital São Marcos - Teresina/PI - 2014
:: IMIP (Hemodiálise Pediátrica) - Recife/PE - 2016

Projeto Casa da Criança | R. Dr. Raul Lafayette, 191 - sl.703 | Boa Viagem – Recife/PE | Tel: [81] 3467-9968